Eu quero saber onda tá o

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O tempo não pode parar 14 - Continuação -

Assim que terminei de ler o livro , havia gastando metade de um bloquinho de anotações que eu havia ganhado de uma das papelarias onde compro o meu material escolar. Aqueles bloquinhos que vem com nome da empresa estampado bem na capa . Eu realmente nunca usei aqueles bloquinhos , tinha um monte deles. Além de que tinha uma certa vergonha de tirar um daqueles da minha bolsa, afinal , não dá nem pra esconder o nome da empresa, que está imprenso em todas as páginas do bloco. Você faz a propagando sem nem querer!

Eu havia escrito no meu bloquinho tudo que eu achava que seria útil para manter um diálogo com o Dário. E assim que eu terminei , corri para me arrumar e ir a biblioteca. Três dias haviam se passado ao meu encontro com Dário , e imaginava que como o tempo do nosso encontro tinha sido curto , ele poderia ter esquecido de mim . Mas me surpreendi com o ao contrário.

Logo percebi quem era o moço alto moreno de cabelos lisos e pretos , que trabalhava ajeitando as prateleiras empoeiradas e cheias de livros daquela velha biblioteca , movimentada , basicamente de estudantes de faculdades próximas e estudiosos e interessados por literatura e história.  Fazia um belo tempo que ue havia estado naquela biblioteca. Na verdade, nem me recordo da última vez que tinha ido ali.

"Oi..."- Falei , segurando o livro em minhas mãos , e direcionando minha voz a Dário.
Ele se virou assustado mas logo sorriu.
"Oi , Lua !" - Ele disse , parando o trabalho
Fiquei feliz por ele ter me reconhecido e se lembrado do meu nome.
"Tudo bem com você? "- Perguntei , ainda segurando o livro
"Sim , e com você? "
"Estou muito bem ! Vim trazer o seu livro de volta. " - Falei , estendendo o livro .
"Ah , gostou ?" - Perguntou ele , analisando a capa do livro.
"Sim .Gostei muito! Bela história de Dostoiévski . Belo escritor!"
"Que bom que gostou. Fico muito feliz por isso. Vem cá , vamos tomar um café , você gosta de café ? Tem cara que gosta!" - Falou ele  , indo até a lanchonete dentro da biblioteca.
"Ah , gosto sim !" - Na verdade, eu adorava um bom café ! Quando mais em boa companhia. Falei isso e segui ele.
Chegamos no caixa e fizemos nosso pedido . Uma porção de pão de queijo e dois cappuccinos . Desta vez eu estava havia pensado na possibilidade de um chamado para um lanche , então , havia trazido 20 reais. Sentamos uma uma mesa meia afastada das outras, que por sinal estavam vazias .
"Então ..." - Comecei a falar - " Você gosta de que tipo de música? " - Perguntei , sem alternativas de diálogo .
"Ah , eu gosto de tudo um pouco. "- Falou Dário ,dando um gole no seu café.
"Legal... eu também. "- Falei , pensando se realmente eu gostava de "tudo um pouco " .
"Quer dizer, eu gosto da maioria dos ritmos. "- Falei , consertando minha frase.
"Ah , entendi. "- Falou ele.
"Ei, nem nos conhecemos direito. Me fala sua idade. " Disse eu , pegando um pão de queijo
"Eu tenho 15. Fiz semana antepassada. "- Disse ele.
"Sério ? Parabéns!" - Disse , sorrindo , mas ai lembrei que tinha comida na boca , então disfarcei. E voltei a mastigar.
"E você? Tem quantos anos ? " - Perguntou ele.
"Bem... "- Falei , e parei para pensar. Pensei em dizer que tinha 15 anos também , afinal , muitas pessoas me achavam mais velha . Mas decidi falar a verdade.
"Eu tenho 13 anos . Mas vou completar 14 daqui a pouco tempo. "- Continuei.
"Ah , legal. " - Falou ele ,  comendo um pãozinho de queijo.
"Você está trabalhando aqui há quanto tempo?" - Falei , pegando o penúltimo pão de queijo.
"Pouco tempo , uma semana , nem recebi meu primeiro salário." - Disse ele , tomando um gole de café.
"Ah , legal. Queria arrumar um emprego também."- Falei
"Ah , é fácil. Eu estou estudando em uma escola aqui perto. Então , eu falei com o diretor , que é amigo do prefeito , para ver se conseguia um emprego pra mim . Eu estudo em uma escola pública , então , foi mais fácil. Eu trabalho , em troca ganho um determinado valor e uma cesta básica. É legal para as famílias mais carentes feito a minha. Além de que a biblioteca oferece os livros necessários para a escola. Eu não acho que você precise , mas se quiser, consigo para você um emprego aqui também , só não sei se com as mesmas vantagens que eu . Afinal , você não deve estudar em escola pública. "- Falou ele , pegando o último pão de queijo
Me senti meio envergonhada. Mas prossegui
"Não sou tão rica quando pensa. E quero sim um emprego. Eu posso não estudar em escola pública mas também não sou riquinha." - Disse , tomando o último gole de café
"Tá bom . Eu vou tentar conseguir um emprego pra você aqui na biblioteca. Vai ser legal ter você como companheira de trabalho! Bem , eu tenho que ir agora organizar essas prateleiras empoeiradas . Organizar cada um dos livros por assunto. Uma trabalheira... tem certeza que vai querer esse trabalho ?" - Falou ele , direcionando-se ao caixa para pagar.
"Claro. Eu quero com toda a certeza."- Falei . Eu ia pagar minha parte , mas ele insistiu em pagar a conta.
Então , eu já ia me despedindo e indo embora. Até que eu encontrei o Ricardo , e ele vinha em minha direção , todo sorridente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário